quinta-feira, 29 de maio de 2014

Política e Educação


Política e Educação



Estive pensando um pouco, refletindo sobre nossa política e os passos que ela deu e que esta dando em direção a uma democracia um pouco mais justa e igualitária para nosso povo.
Penso em toda política que se fez até hoje, voltada apenas para o crescimento do país, sem que nenhuma vez se refletisse sobre o social e a participação do povo neste empreendimento desenvolvimentista.

Gostaria de refletir com vocês as propostas defendidas por partidos que hoje não dominam o cenário político, mais que estiveram à frente de nosso país desde que vivemos a chamada nova democracia brasileira. Se observarmos bem, veremos que todas têm um caráter de desenvolvimento econômico, com a diminuição da carga de tributária para as empresas, estimulo a criação de indústrias com a política de incentivos ficais ao qual deixa nosso país a mercê do capital estrangeiro, que fixa suas fabricas isentas de impostos e ameaçam fechá-las logo que estes incentivos acabam, sem contar varias outras propostas de criação de mão de obra barata com criação de escolas técnicas para suprir as necessidades da indústria que precisa cada vez mais de uma mão de obra especializada.

Alguns iram pensar, que eu estou surtando ao criticar este tipo de política, tão empreendedora e desenvolvimentista. Cuja qual criaria uma grande quantidade de empregos.

Na tentativa de explicar essa critica defendo a tese que em um curto prazo, medidas como essas seriam de total apoio popular e teriam resultados palpáveis ainda no governo que os implementassem, entretanto gostaria de ver um Brasil crescendo de forma verdadeira e sólida não baseada nas esmolas salariais impostas pelo capital neoliberal, mais sim um crescimento do povo como indivíduo transformador da sociedade.

Políticas como esta vão sim dar mais empregos, mais que empregos são estes? Empregos com salários baixos, dentro de uma realidade que não permite que tenhamos um mínimo, como este que temos empregos que nos deixem submissos a uma disparidade salarial entre os cargos de chefia e os cargos de menos prestigio.

Dentro desta ótica que estou tentando demonstrar, gostaria de enfatizar que só existe uma saída, saída esta que já foi comprovada em outros países e que teriam grandes chances de ser bem sucedida no Brasil, A EDUCAÇÃO!!!

Esta seria a base forte que precisamos para dar sustentação cultural a nosso povo para que ai sim possa se alçar saltos mais altos e conscientes, dar um direito de escolha para a maioria da nossa população que hoje age por simples reflexo do que esta a sua volta sem ter a consciência do todo, tendo em vista que nunca teve a oportunidade de obter conhecimento real em um nível bem acima do que estão acostumados.

A saída pela educação propiciaria uma nova era de desenvolvimento, a pesquisa seria seu carro chefe, pois criar é melhor do que comprar.

Pensando assim, gostaria de lançar este alerta, pois todos falam em desenvolvimento pela educação, mais o que vemos são investimentos insignificantes, perto do que investido na indústria, nos bancos e nos empréstimos a fundo perdidos para agricultura, por exemplo.

Quero sim um Brasil melhor, um Brasil onde primeiro cresça seu povo para que assim ele cresça junto, fazendo de nos esta potência que há tempos ouvimos dizer que nos tornaremos. Com a educação melhorando todos os problemas da nossa sociedade, como a violência, a cultura, a capacidade de se desenvolver e andar com nossas próprias pernas, iremos sim surgir como um grande país e consequentemente como uma nova potência.


quinta-feira, 8 de maio de 2014

A Pedagogia!!!


A palavra pedagogia vem do grego (pais, paidos = criança; agein = conduzir; logos = tratado, ciência). Na antiga Grécia, eram chamados de pedagogos os escravos que acompanhavam as crianças que iam para a escola. Como escravo, ele era submisso à criança, mas tinha que fazer valer sua autoridade quando necessária. Por esse motivo, esses escravos desenvolveram grande habilidade no trato com as crianças.
A Pedagogia 
É o campo  do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo, da prática educativa concreta que se  realiza na sociedade como um dos ingredientes básicos da atividade  humana.

O Pedagogo
É o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa,  direta ou indiretamente ligadas à organização  e aos processos de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação, tendo em vista  objetivos de formação humana previamente definidos em sua contextualização histórica.

As atividades relacionadas à profissão:
  • Ensino                                                     
  • Pesquisa
  • Documentação
  • Formação de professores
  • Gestão de sistema escolares escolas
  • Coordenação pedagógica
  • Planejamento educacional
  • Consultoria pedagógica
  • Atividades não- escolares ligadas a  processo de formação e capacitação em diferentes áreas, tais como: cultural, recreativa, esportiva, empresarial.
  • Campos de Atuação:
  • Educação infantil
  • Ensino fundamental
  • Gestão escolar